segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Como me tornei uma cacheada

por Regiane Bento

Cabelo enrolado se usava molhado. Com bastante creme pra não "armar". Caso secasse eu corria para o primeiro banheiro e molhava o cabelo. Pingando tudo bem, agora armado...

Via as revistas a procura de moças de cabelo enrolado. Às vezes achava. Mas tudo baixo. Baixinho.


Me surpreendi um dia com uma foto da Daniela Mercury de cabelo liso. Na época ela estava bombando com o cabelão enrolado, pensei: O que ela fez? Eu quero!





Perguntei, perguntei e descobri: escova! depois que lava volta ao normal.


Foi assim que fiquei três dias com os braços doendo de tanto esticar meu cabelo com uma escovinha redonda debaixo do ar quente do secador. Resultado: cabelo armado e espichado.


Não desisti dos fios lisos, mas queria facilidade, que não sou boba. Comprei um alisante na farmácia. Caixa bonitona, parecia bem fácil de usar.Deixar 5 minutos em cabelos frágeis, depois de passar o produto até as pontas. Não deu. O pente emperrou no meio do cabelo. Sem pânico passei no resto com as mãos e deixei 40 minutos pra ficar liso de verdade.


Na hora de tirar debaixo do chuveiro só vi os fios caindo.


- Nãooo! vou parar de lavar! vai cair tudo! No final caiu a metade. A metade que sobrou ficou horrível e usei amarrada por uns dois anos. Depois fui cortando, cortando... e ficou fácil fazer escova. Fui levando assim a vida na base do secador e da chapinha.


Até que me tornei professora. Nos primeiros dias fui de escova, claro. Assim eu era mais respeitada em todo lugar. Mas algo fantástico aconteceu. 


Olhei para as turmas e percebi que quase não tinha meninas de cabelo crespo, enrolado, cacheado...Lembrei do meu cabelo e resolvi que eu seria uma menina de cabelo enrolado.


Nunca mais torturei meus fios com chapa quente. Deixei meu cabelo livre e foi uma libertação gigantesca. Pensei em quantas horas tinha perdido tentando adequar meu cabelo, domar, deixá-lo "disciplinado". Camuflando minhas origens africanas.


Quero meu cabelo livre! se ser crespo é ser indisciplinado ou rebelde, então é isso aí! Vou rebelar com meu crespo! vou sambar com meu cabelão na cara da sociedade até que todos os cabelos sejam reconhecidos como lindos do jeito que são! Parei com a chapinha. Estou amando meu crespo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário