quinta-feira, 1 de outubro de 2015

O AMOR POR NÓS

por Carina Castro

Migas, vamos trocar umas ideias?
Bom, vocês já se perguntaram se amam mais a si mesmas do as pessoas a quem mais gostam? Pare um pouquinho pra pensar e sinta.

Parece normal gostar muito de outras pessoas, muitas delas que nem conhecemos pessoalmente, ídolos e astros, não é mesmo? Mas e nós? Como vai o nosso amor próprio?

Por que muitas vezes parece tão difícil gostar de nós mesmas? Gostar da nossa aparência, dos nossos corpos, cabelos, nosso jeito.

Se você se sente assim, a primeira coisa a se ter em mente é que: nada disso é culpa sua.

Antes mesmo da gente nascer as pessoas ficam idealizando com suas caraminholas como deve ser a mulher perfeita e o homem perfeito. Ideal é o que está no campo das ideias, algo que criamos na nossa imaginação. 

Nas revistas e na televisão também é onde criam estes ideais de beleza, um faz de contas com efeitos especiais. É como se tivessem escrevendo uma história, e bem sabemos que cada pessoa que cria uma história, escolhe como serão seus personagens. Então, não quer dizer que aqueles que são mostrados, são os únicos que existam. Apenas alguns estão fora de cena. É desse jeito que as pessoas colaboram, (até sem saber), pra construir e fixar o que chamamos de padrões de beleza.

Já que nossa vida não é um filme, nem novela (ainda que sejamos divas) podemos encontrar a chave que abre esta porta de dúvidas e confusões, justamente, quando nos questionamos se esses padrões onde querem nos encaixar são reais ou não.
                             
                              ???????

Vamos pensar por exemplo no Brasil, não é a maioria das pessoas que têm os cabelos lisos, porque a maioria da população brasileira é negra, têm os cabelos crespos e cacheados. Assim como a maioria das pessoas têm barriga, o difícil é ver quem não tenha, assim como estrias é uma coisa super normal de se ter no corpo, é raro quem não tenha nenhuma.


Acabamos muitas vezes querendo a beleza do outro pra gente, querendo vestir uma roupa que não nos serve. Achando que não somos belas, tendo vergonha de quem somos, querendo nos apagar, clarear, secar, alisar, nos escondendo de nós mesmas. Mas nós não precisamos tentar nos encaixar em formas tão limitadas. Precisamos de espaço para crescer.

Não pense que o fato de não se ver representada nos personagens que você vê por aí, quer dizer que a sua beleza não seja bela. Ela apenas não está bem representada. Uma beleza não anula a outra. Então se alguém tentar te colocar pra baixo, querendo te fazer acreditar que você é inferior por ser diferente del@: não acredite! Se levante, olhe no espelho e bote fé que você é perfeita do jeito que é. Olhe-se com carinho para enxergar a beleza de seus traços que carregam séculos de história, e perceba que somos todas lindas de maneiras diferentes. Pra isso precisamos ampliar nosso olhar sobre nós mesmas. Pois além de não sermos somente aparência, somos rainhas de nós mesmas. 


Percebemos que a maioria das coisas que as pessoas querem mudar nelas mesmas é por causa de algo que não agrada ao outro. Mas você quer mesmo viver para os outros? Estes outros que muitas vezes te magoam (mesmo que sem querer) por você ser quem é.

Abram bem os olhos, pois se vocês se modificam por causa dessas pessoas, só irão gerar sofrimento e frustrações pra si mesmas, porque não é a sua vontade que está em jogo, mas sempre a dos outros. Mas porque machucar a nós mesmas pela vontade dos outros parece normal? Por que sempre temos que aguentar tudo? Aí é que tá, nós não temos não! Enquanto pensamos na vontade dos outros esquecemos de buscar o amor pela pessoa que está mais próxima de você: você mesma, e todas as suas potências adormecidas. E não se engane, apenas você pode acordar esta bela adormecida.

Estamos escrevendo diariamente nossa história a cada ação praticada, e pra saber rebater visões erradas sobre nós, precisamos ser protagonistas e saber bem quem somos. Nos libertar dos padrões impostos pela sociedade, fórmulas que só nos fazem sofrer e nos odiar. Descobrir o amor por nós, cuidar de cada pedacinho, conquistar-se, preocupar-se mais consigo mesma é o caminho. O amor próprio faz a segurança crescer, e nos sentimos mais à vontade dentro do nosso corpo pra fazer qualquer coisa.

Vocês já ouviram aquele ditado: cuide do seu jardim que as borboletas virão até você? Aposto que enquanto cuidam desse jardim maravilhoso e florido descobrirão tantas coisas boas que quando as borboletas surgirem, será só mais uma bela surpresa. Seja uma boa companhia pra si mesma, lute por você todos os dias.

Sharee Miller

Nenhum comentário:

Postar um comentário